Novo Xbox? Microsoft já está trabalhando em outro console


Mas já? Cerca de sete meses após o lançamento global dos Xbox Series X e S, a Microsoft já afirma que está desenvolvendo novos consoles substitutos. Os sucessores, atualmente, estão em produção interna, mas não “verão a luz do dia” tão cedo. A novidade foi anunciada em apresentação à imprensa nesta quinta-feira (10).

“Já estamos trabalhando duro em um novo hardware e novas plataformas, algumas que não verão a luz do dia tão cedo. Mas, mesmo enquanto construímos o futuro, estamos focados em estender a experiência Xbox para mais dispositivos”, a firmou Liz Hamren, vice-presidente de Jogos e Plataformas na Microsoft.

publicidade

Imagem mostra os dois consoles de videogame da Microsoft, o Xbox Series E e o Xbox Series X, um ao lado do outro, acompanhados de seus respectivos controles. Imagem: ALDECA studio/Shutterstock

É bom ressaltar que a prática de trabalhar em novos consoles logo após o lançamento do atual é bem comum entre as empresas, muito por conta da tecnologia avançada – e da implementação da mesma – que cada aparelho carrega no interior. O processo é algo a ser desenvolvido ao longo de vários anos até chegar em um padrão aceitável de qualidade.

Vale lembrar que os Xbox Series X e S chegaram ao mercado no fim de novembro de 2020, próximo ao lançamento do PlayStation 5 (PS5), novo hardware da Sony. Então, mesmo que o anúncio apenas após sete meses do lançamento dos consoles choque alguns, ainda levará algum tempo até vermos uma nova geração de videogames.

No entanto, com o avanço do streaming em pleno vigor, alguns se perguntam se a atual geração de consoles será a última. O executivo nega tal ideia, e argumenta que a Microsoft segue trabalhando com atualizações para o Xbox One S, lançado em 2013, que ativamente recebe jogos exclusivos.”Enquanto continuamos a expandir [a jogabilidade] aos PC e dispositivos móveis, o console continua sendo nossa experiência principal“, acrescentou Hamren. “Queremos oferecer os consoles mais poderosos e capazes do mundo, dispositivos que capacitem nossos jogadores a desfrutar de games incríveis por muitos anos, incluindo um gameplay que nem podemos imaginar ainda”.

Foco atual não é em novo Xbox, mas sim no Game Pass

Xbox Game Pass é o serviço de jogos que mais cresceu em 2020. Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock.com
Xbox Game Pass é o serviço de jogos que mais cresceu em 2020. Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock.com

Ainda na apresentação, a Microsoft reforçou a importância do Game Pass e comprometeu a entregar ao serviço “um grande game exclusivo a cada três meses, ao longo de todo o ano”. “A nuvem é a chave para nosso hardware”, afirmou Hamren.

“A nuvem nos permitirá remover completamente barreiras para jogar, em todo o mundo. Claro, ainda há um lugar para consoles e PCs. E, francamente, sempre haverá. Mas, por meio da nuvem, seremos capazes de oferecer uma robusta experiência para qualquer pessoa conectada à internet, mesmo nos dispositivos menos poderosos e menos caros, mesmo em dispositivos que as pessoas já possuem”, explica o executivo. “E com os games em nuvem, os jogadores podem participar totalmente da mesma experiência do Xbox que as pessoas no hardware local”.

Leia mais:

Graças ao Game Pass, a receita de conteúdo e serviços do Xbox segue “crescendo fortemente”, apontou o diretor financeiro do Xbox, Tim Stuart. Porém, “para que esse número continue a crescer, é preciso expandir o público além do console, para novos dados demográficos e geografias que não alcançamos antes, além de fornecer um valor significativo para que o público escolha gastar seu dinheiro conosco”.

Atualmente, o Game Pass conta com dezenas de jogos, entre eles vários exclusivos da Microsoft e também títulos da EA – por meio do serviço EA Play, que é parte da modalidade Ultimate. Tanto Xbox quanto PC e dispositivos móveis podem acessar o serviço por meio de assinatura e conexão com a internet. Saiba mais sobre a “Netflix dos games” em nossa matéria especial.

Fonte: Eurogamer

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!





LEIA A MATÉRIA ORIGINAL